sexta-feira, 15 de março de 2019

Em abril o premiado quadrinista José Aguiar fará uma residência artística inédita em Atibaia, dividindo sua experiência internacional com os artistas da região.




















Na história do quadrinho nacional, a cidade de Curitiba ocupa um espaço importante. São de lá duas iniciativas que marcaram as HQs a partir dos anos oitenta: A Editora Grafipar e a Gibiteca de Curitiba. A Grafipar foi à primeira editora a fazer sucesso fora do eixo Rio-São Paulo, atraindo para a cidade os melhores desenhistas e roteiristas da época como Bonini, Franco de Rosa, Gustavo Machado, Watson, Flávio Colin, Cláudio Seto e outros.  A Gibiteca de Curitiba é outro marco histórico por ter sido a primeira iniciativa do mundo a reunir gibis num só espaço não só de leitura, mas de fomento a essa forma de arte. Iniciativa pioneira que se espalhou pelo país. Hoje as gibitecas fazem parte do equipamento publico de boa parte das cidades que se preocupam com suas ações culturais. Ex-aluno de Claudio Seto na Gibiteca, José Aguiar é, além de resultado desse contexto cultural, um dos atuais expoentes dos quadrinhos nacionais.Portanto estamos em boas mãos para anunciar o próximo evento do projeto Garatuja – 35 Anos de Arte e Cultura em Atibaia, onde José Aguiar será nosso artista convidado para realizar uma residência artística no próximo mês de abril. Trata-se de autor com sólida carreira artística na linguagem dos quadrinhos. Recebeu vários prêmios, como Ângelo Agostini, Troféu HQMIX, Minuano de Literatura, LeBlanc além de ter sido vencedor do I Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP. Seus trabalhos também foram publicados em França, Portugal, Alemanha, Espanha e na Itália. É cocriador dos premiados eventos Cena HQ, projeto de leituras dramáticas de HQs no teatro e também da Gibicon – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Foi três vezes indicado ao Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário brasileiro, pelos seus livros Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha, Coisas de Adornar Paredes e também pelo premiado A Infância do Brasil. Seus trabalhos mais recentes são as webcomics A Infância do Brasil e Malú onde explora os recursos interativos da web para narrar as histórias da adolescente Malu.Esse é só o inicio. Se você gosta de quadrinhos fique atento que a partir de agora não poderá reclamar que nada acontece na cidade. Nos próximos meses Atibaia terá oficina de quadrinhos, residência artística, worksphop, exposição e exibição de filmes temáticos. Tudo ligado aos quadrinhos e tudo gratuito. Participe!
Essa atividade integra o projeto “Garatuja – 35 anos de Arte e Cultura em Atibaia”, realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Instituto de Arte e Cultura Garatuja, através do PROAC. As inscrições poderão ser feitas na sede do Instituto Garatuja. Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós - Atibaia SP. Fone 4412 9964. Atendimento: De segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Sábados das 9 às 12 horas. Aberto a todos os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário